Negociação automatizada – Mais um erro não forçado

Há duas coisas que não têm limites: o universo e a minha estupidez… estou certo de que Einstein concordaria! Depois de um mês de Novembro bastante linear (apesar do incremento de volatilidade provocado pelas eleições Americanas), Dezembro levou-me a cometer mais um erro não forçado. O que aconteceu desta vez? 

Como tem vindo a ser prática habitual em momentos que se antecipam de impacto potencial considerável, fechei as ordens em aberto na sexta-feira e desactivei todos os robots. Pretendia assim evitar gaps descendentes provocados pelos resultados do referendo em Itália. Não fosse um laivo de curiosidade, e o meu plano tinha sido um sucesso. Quando comecei a ver nas redes sociais vários comentários relativos aos terríveis gaps que se estavam a formar na abertura do mercado de Forex, não resisti e decidi ir dar uma espreitadela ao movimento. Podia tê-lo feito num qualquer jornal online, ou na Metatrader 4, mas decidi abrir a plataforma que continha os robots scalpers de sessão asiática. 
Como podem ver na imagem abaixo, foram necessários apenas 3 segundos depois de abrir a plataforma para subtrair 1,5% à conta, resultantes da abertura de 3 ordens por parte de um dos scalpers. Para quem não conhece o mecanismo de funcionamento destes robots, eles procuram movimentos de sobrecompra ou sobrevenda durante os períodos de menor actividade/volatilidade do mercado (sobrepostos ao período onde apenas as bolsas asiáticas estão funcionantes) e negoceiam na expectativa de um retorno ao ponto de estabilidade. Em 99% dos dias, a volatilidade existente é baixa e os scalpers encerram as posições com lucro. O problema está nos dias de grande volatilidade, onde os activos continuam a progredir nas zonas de sobrecompra/sobrevenda, fazendo assim com que as posições sejam stopadas. Ora, foi precisamente isso que aconteceu ontem. Ao abrir a plataforma, os scalpers detectaram imediatamente uma situação de sobrevenda e abriram posições que foram quase instantaneamente stopadas. Não sendo esse infortúnio suficiente, decidi alterar a estratégia previamente definida e activar os trend-followers para tentar compensar o erro anterior. Resultado? Mais 1% perdidos. 

Quem tinha deixado os trend-followers activos nas eleições Americanas tinha obtido bons resultados, e eu decidi que valeria a tentativa. Desta vez não resultou… até teria resultado se os tivesse deixado activos desde sexta, mas decidi alterar a minha estratégia devido à necessidade de tentar compensar um erro e acabei por cometer dois. A lei de Murphy tem sido uma seguidora incondicional de todos os meus movimentos nos mercados financeiros, e faz por isso questão de me reforçar negativamente todas as decisões erradas que tomo. Nem é o dinheiro que me chateia, que desse já aprendi há largos anos a desapegar-me durante a negociação. É o amadorismo dos erros, tão típicos de quem está a começar, e aos quais já não estava habituado.  Conto continuar a divulgar os meus erros por aqui, para que pelo menos ninguém mais os repita depois de mim. 
Enfim, errar faz parte... Bola ao meio e siga o jogo!


Etiquetas: