CTT prestes a enfrentar considerável resistência

Os CTT estão próximos de um considerável ponto de força técnica, força que surge directamente do lado vendedor do mercado. Desde abril que o título não consegue fazer novos máximos, e vem já com uma sequência de 3 máximos relativos consecutivamente inferiores ao anterior. Também nos mínimos não há sinais de inversão, já que se podem também contar 3 mínimos relativos consecutivamente inferiores ao anterior. Esta sequência é característica de um ciclo descendente, representando pressão vendedora no título.

Como se tem verificado anteriormente, todos os rallys nos CTT são compostos por padrões de consolidação. A incapacidade do último padrão de consolidação no atingir da sua projecção fez soar mais um alarme, sendo mais uma evidência de fraqueza. Por todos estes motivos, a ultrapassagem em alta dos 7,88€ seria absolutamente fundamental para o título, podendo representar um ponto de viragem. Contudo, até que tal aconteça efectivamente, o meu receio leva-me a ponderar shortar. Não o farei enquanto o rally ascendente se mantiver, não o farei se os 7,88€ forem quebrados em alta, mas farei a ordem disparar caso surjam os primeiros sinais de fraqueza.

Como? Através de uma ordem trigger. Se (à semelhança do mecanismo de triple screen) o mínimo das duas últimas velas for quebrado em baixa antes da quebra em alta do máximo relativo, a minha ordem entra automaticamente no mercado. Caso contrário, fica sem efeito. Nos últimos 3 rallys descendentes, esta estratégia teria rendido respectivamente 4,5%, 9,5% e 4,5% em cada um dos casos. Caso não exista lugar a uma falsa partida, ou um bloqueio (por quebra do máximo) ainda antes da partida, poderá ser um movimento interessante.




Disclaimer

Todos os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade ou profissional certificados pela CMVM

Etiquetas: