GALP a navegar entre canais

Num dia em que a bolsa portuguesa volta a ser penalizada pelos rumores de AC no BCP, deixo uma análise à GALP.  Se por um lado tem vindo a lateralizar nos últimos dois anos num canal horizontal, entre suporte e resistência, nos últimos 4 meses tem vindo a convergir num canal ascendente (ok, em teoria é mais uma cunha, mas na prática não interessa assim tanto) que a pode levar a quebrar a zona de resistência.

Hoje, galvanizada pela subida da matéria prima, que por sua vez foi empurrada pelos confrontos no norte do Iraque, parece ter querido dar um sinal de força ascendente. A vela de hoje colocou-a na zona de todas as decisões. Por um lado temos a poderosa zona de resistência, com dois anos de validade, e o topo dessa cunha diagonal. Por outro lado temos um aumento do volume nos últimos três dias e as notícias fundamentais a valorizarem a matéria-prima, que ainda está a cerca de 5% da sua zona de resistência...

O que esperar então das próximas semanas? Se tivesse de me posicionar, (enquanto a zona de resistência durar) seria do lado curto. A zona de resistência é muito forte, tem vindo a repelir com veemência a cotação, e surpreender-me-ia fosse quebrada em definitivo num primeiro assalto. Admito uma penetração em alta da cotação, com novo higher-high, mas duvido que tenhamos um breakout à primeira tentativa. Se assim fosse, se tivéssemos um breakout veemente, tal poderia constituir o início de uma nova tendência, colocando fim ao prolongado período de lateralização.

Ainda não decidi se vou tentar o short, em princípio esperarei para ver a reacção durante a sessão de amanhã. A proveitosa relação risk:reward está a tentar seduzir-me, e eu estou quase a deixar-me convencer. Seja como for, não me canso de repetir que a elevada tecnicidade da GALP me encanta...


Etiquetas: