Triple Screen Trading System Adaptado

O sistema de trading que aqui apresento foi inspirado num sistema criado por Alexander Elder. O método descrito vai muito de encontro à minha forma de negociar e, com as adaptações inseridas, pode mesmo ser utilizado como complemento ao método das entradas tendenciais.
A ideia fundamental deste screener é filtrar de forma efectiva todos os títulos analisados, em três fases. Assim, os títulos que pareçam atractivos à primeira vista, poderão ser postos de parte numa das fases seguintes. A grande vantagem deste método está no facto de negociarmos a favor da tendência principal e contra a tendência secundária, ajudando-nos a encontrar o ponto de viragem nos ressaltos. O ponto em que o mercado recupera a tendência principal.

Como o próprio nome indica, este indicador baseia-se em três filtros. O primeiro detecta a tendência principal, o segundo detecta a tendência secundária e o terceiro detecta o ponto de viragem. Vamos então olhar para cada um deles de forma mais detalhada.

Primeiro filtro - Tendência Principal
Nesta fase, deve ser feita uma análise da big picture, identificar se a tendência principal é de subida ou de descida. Enquanto na ideia original o autor se auxilia de indicadores para definir a tendência vigente, eu prefiro utilizar as tradicionais linhas de tendência. No gráfico semanal, basta traçar uma linha de tendência com um mínimo de consistência para sabermos se a tendência é de subida ou de descida. Saliento que deve ser "com um mínimo de consistência" pois não é necessário tanto rigor como quando fazemos entradas tendenciais.
No exemplo que vou deixar, a linha foi inclusivamente quebrada uma vez (mas recuperada), não sendo este facto relevante para o caso. O mais relevante é não haver quebra efectiva e definitiva, como é óbvio.
Se a tendência não estiver bem definida, aí sim, o melhor será rejeitar o título e seguir para outro.


Segundo filtro - Tendência secundária
O objectivo deste filtro é encontrar rallies no sentido oposto à tendência primária. Utilizando o gráfico em modo diário e um indicador oscilatório, vamos tentar identificar quando é que o referido movimento entra na fase de exaustão. Tenho utilizado o Stochastic como oscilador, já que o autor refere que o RSI reage demasiado tarde e não é por isso adaptável a este screener.


Terceiro filtro - Breakout
É nesta fase que se tenta identificar o definitivo final do rally. Depois de termos passado pelos dois primeiros filtros, é altura de colocarmos uma ordem de compra.
Para isso utilizaremos uma entrada definida por um ponto de stop (Não confundir com o conhecido stop de saída. No caso de entradas longas, o ponto de activação está acima do preço de mercado e só vai disparar se a cotação tiver força para subir até esse ponto).
Neste caso, que é respectivo a uma entrada longa, o stop de entrada ficaria imediatamente acima do máximo intraday atingido nas últimas duas sessões (a da véspera ou da ante-véspera, aquela que tiver atingido o valor mais elevado). Este stop deve ser actualizado diariamente, até ser disparado.
Se a cotação tiver força para atingir esse ponto, então o stop é activado e estamos dentro, partindo-se do pressuposto que o rally acabou e que a tendência principal vai ser retomada.
Depois de estarmos dentro, é essencial definirmos um ponto de saída, para o caso de ser um falso breakout. O ponto de saída será encontrado de forma similar ao ponto de entrada, ficará situado imediatamente abaixo do ponto mínimo atingido nas duas últimas sessões. Caso o trade "pegue", existem várias formas de sair, dependendo do perfil do investidor. Pessoalmente, vou utilizando o sistema de stop recomendado até atingir o break-even e depois deixo correr os lucros e só saio quando detecto sinais de fraqueza no movimento.
Esta parte é relativamente simples, mas algo complicada de explicar. Se ficar alguma dúvida, coloquem que eu esclareço mais detalhadamente.


E nos títulos com tendência descendente?
Por acaso escolhi uma acção em movimento ascendente (coisa rara hoje em dia) para dar o exemplo, mas o sistema pode ser aplicado também em tendências de baixa. É tão simples como inverter todo o processo!
Caso restem dúvidas em algum ponto do processo invertido, manifestem-se e eu deixo um exemplo para o lado curto.

Disclaimer
Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.

Etiquetas: